Inspirações que mudam o mundo

A palavra inspiração no sentido figurado tem por significado um estado da alma ou espírito quando influenciada por uma potência sobrenatural ou algo divino.
A inspiração trás novos estímulos, idéias, desejos e, sobretudo “o sentimento de mudar o mundo”.
Esta força impulsiona as pessoas a agirem de acordo com a tal motivação.
Na semana passada participei do Evento Big Bang – Líderes Emergentes da América Latina que podem mudar o mundo agora.
O evento reuniu cerca de 70 jovens de diversos países dispostos a discutirem o presente e o futuro da América Latina.
Os principais questionamentos que pairavam no ar eram: Que mundo queremos? Qual o nosso conceito de felicidade? O governo como agente transformador da sociedade! Metas para acabar com a pobreza. Empreendedorismo Social.
Organizado por um sistema diferenciado “world café”, rodadas de conhecimento compartilhado e debates foram sendo soprados e nas paredes, foram colados em post it e papéis estratégias e ações para fazer acontecer.

Fiquei por horas em silêncio observando e pensando sobre uma frase de Renato Russo: “Minha geração sempre foi tachada de vazia e idiota. Eu não podia fazer uma besteira.”

Hoje falar sobre geração x e y virou modismo. Mas o que não se fala é que esta geração tachada e destacada pelo músico enquadrada na “Y” está invertendo os valores da sociedade tornando o mundo talvez um pouco menos utópico e o homem como o centro mais solidário.

Podemos ver esta reviravolta assistindo crianças conhecendo mais que professores por causa da internet, jovens não aceitando mais carreiras profissionais a custo da perda da vida e lazer em troca de um crachá e um nome, consumidores conscientes pela natureza e meio ambiente, liberdade acima de tudo, o não aceite de regras falidas…

Não tenho dúvida que nesta geração e a próxima o mundo será muito melhor.
E pude ver de perto nestes jovens a grandeza como pessoas dotadas com grandes pensamentos e atitudes.
A inspiração de cada um era transparente em querer mudar o mundo para mais justo e igualitário para todos.

Há tempos eu descobri que sou movido a inspiração e desafios. Meus métodos para buscar a inspiração vêm das músicas, livros e o silêncio da madrugada. E o que me estimula e me motiva é o povo brasileiro e as “causas perdidas” do meu Brasil.
Dom Quixote de La Mancha foi um personagem do escritor Miguel de Cervantes y Saavedra.
Inspirados pelas histórias de aventuras ao lado de seu fiel escudeiro Sancho Pança eles decidem sair pelo mundo como cavaleiros andantes e viver estas histórias.

Em alusão a atitude de Dom Quixote, decidi largar minha carreira no mundo corporativo para poder me dedicar e aventurar por projetos de Brasil, de Muda Mundo e Empreendedorismo.
A partir daí nasceu o marketing brasileiro, um método criado pelas próprias potências do Brasil que busca melhorar nosso país com produtos e serviços além de tirar o Brasil da gaveta.

Uma pessoa só não muda o mundo. Então precisamos nos conectar com aqueles que querem mudar este mundo. Tenho certeza que o número é grande destas pessoas e estão aí reunidos pelo facebook, ações sociais, ONGs, universidades, colégios e…esperando você. Se você é uma dessas, não espere o tempo passar. Conecte-se a eles e faça a diferença.
O Mundo só está te esperando você dizer SIM!

“Quando a vida não encontra um cantor para cantar seu coração, produz um filósofo para falar de sua mente.”
(Khalil Gibran)

Maurílio Santos Jr

Compartilhe