Os hábitos eficazes que Stephen Covey não te falou

A busca pela excelência, alta produtividade, liderança, motivação e a própria realização leva a milhares de autores a produzirem fórmulas para o sucesso e palestras.
Mas o que o ser humano não percebe é que a mente humana é o campo base de todas as possibilidades que ele possa desejar, almejar e querer tornar-se.
Esta cidade chamada cérebro é a habitação de todo o invisível que rege a vida e a arena de batalha entre o bem e o mal.
Stephen Covey autor do Best Seller Os 7 hábitos das pessoas altamente eficazes ensinou as pessoas a se disciplinarem administrativamente suas vidas para a eficiência. Aqui eu proponho o inverso de modo simples e místico. Falar 4 hábitos/valores com chave de poder de transformações e acontecimentos pela mente humana, com um único objetivo .
EU (Você) MAIOR!

1. Buscar a Verdade
Já dizia Jesus: Buscai a verdade, somente a verdade, e ela vos libertará. João 8.32
A busca pela verdade produz a sabedoria e te liberta de fantasias, enganações e ilusões.
Esta incansável busca fez a história criar homens, heróis e revolucionários. Este alimento é o sustento de muitos que ousaram e ousam TRANSFORMAR o mundo.
Ela pode significar o que é real ou possivelmente real dentro de um sistema de valores implicando no imaginário e na realidade.
Mente confusa não produz. Mente mentirosa vive no infortúnio e ilusão.
Mas ainda sim, muitos preferem assumir a verdade do outro do que por si próprio buscá-la. Transferem seu direito ao outro e assim acatam e absorvem apenas o que outro lhe ensinou ou disse sem ao menos questionar se realmente existe a verdade.
Já parou para se perguntar “Quem foi que disse que tem que ser assim?”.
Todos são capazes de conhecer, aprender, aperfeiçoar e interpretar.
A porta da verdade muitas vezes é dolorida. Se o mundo foi realmente iniciado com Adão e Eva a mentira os tirou do paraíso. Logo você percebe que de lá pra cá houve muitas construções de mentiras.
A verdade nasce com a CURIOSIDADE e a DÚVIDA. Foi assim que nasceu a Filosofia, na qual, significa em grego “Amor a Sabedoria”.
Sócrates, Platão, Aristóteles, Pitágoras e … buscavam a verdade sobre o mundo.
Segundo a bíblia o Rei Salomão foi o Rei mais rico que o mundo já teve pois, ao falar com Deus ele não pediu bens materiais ou posses, mas a SABEDORIA mais profunda que um Homem podia ter.
Ela também produz a CORAGEM. Ambas andam juntas, de modo que a verdade COMBATE a INJUSTIÇA e a MENTIRA. Estas são chagas destruidoras de sonhos, orgulho, hombridade, fidelidade, confiança e pessoas.
A verdade conquista o respeito e faz a pessoa se tornar GRANDE.
Dizer a verdade é o exercício dos princípios e honestidade, mas buscar a verdade é a motivação e desafio do atleta que busca a glória.
O maior trunfo que um homem pode ter e ninguém pode roubá-lo é a sabedoria. Com ela você pode conquistar o mundo. E ela só vem se estiver disposto a enfrentar o próprio mundo pela verdade.
TV mente, Jornais mentem, chefes mentem, internet também mente, apresentador mente, governos mentem. Há uma avalanche de informações diárias diante da sua face.
O que vai fazer você ser diferente e sábio é a sua decisão pela busca da verdade, nada mais que a verdade.

2. Fé
A fé significa uma certeza de que aquilo irá acontecer sem duvidar. Você está tão confiante e determinado com positivismo na mente que o milagre é possível e acontece. ACREDITAR. Como Deus, você não precisa vê-lo, mas acreditar que ele atenderá o seu pedido. Assim é com uma idéia ou empreendimento. Você pode ter a melhor estrutura e oportunidade, mas se a força positiva da mente “Fé” não estiver envolvida não acontece. Faça o teste. A fé motiva e segundo Jesus esta energia que produz corrente química no nosso organismo startada pelo cérebro pode mover montanhas.
A fé muitas vezes nasce e se fortifica pela dor, perda ou sofrimento. É nessa hora que sua mente começa a construir uma resposta e uma virada de mesa da situação, a chamada ESPERANÇA. Afinal, segundo o dito popular ela é a última que morre.
Esse sentimento não é religião. Ele habita em todos dentro da cidade dos cérebros dos seres humanos.
O empreendedor é a prova mais viva desta força. Todos empreendem suas loucuras e as mantém pela Fé até a hora de dar certo, sem isso desistem no meio do caminho.
A fé é a força mais poderosa que alguém pode ter. Ela faz automaticamente com que além de você esperar acontecer, você AJA para que se torne real o seu objetivo. Sim, o acreditar te move e obriga a AGIR
Se perguntares a Nelson Mandela sobre como ele agüentou ficar 30 anos preso e sair sem mágoas ele te dirá que foi a Fé em ver uma África do Sul diferente.
A mesma pergunta para Ivan Zurita, Presidente da Nestlé de como ele chegou à presidência ele te dirá: – “Um dia eu fui estagiário e disse ao presidente da empresa na época. Um dia eu vou sentar no seu lugar!”
Acreditou nisso, exerceu sua fé.
Projetos, carreira profissional e até curas só dependem do seu acreditar para ocorrer.

3. Coragem

Homens não são feitos de títulos, mas sim de coragem.
As pessoas que vencem seus desafios são as que entram na luta ou jogos dispostos a morrer.

“Não sei dirigir de outra maneira que não seja arriscada. Quando tiver de ultrapassar vou ultrapassar mesmo. Cada piloto tem o seu limite. O meu é um pouco acima do dos outros” (Ayrton Senna)

Timidez, inibição, medo, ansiedade e apavoramento são temperos de uma vida enfadada ao fracasso. Homens corajosos sempre estão dispostos a irem mais além.
A coragem cria o ato da AÇÃO. E a ação reflete em muitos hábitos.
InspirAção, MotivAção, ProvocAção, DeterminAção, ObrigAção, InovAção.
Tentar novamente ou recomeçar é a mais alta bravura e encorajamento. Tudo se termina apenas quando a morte decidir.
O que mais falta na maioria das pessoas é coragem. Coragem para falar não, sim, eu vou fazer, eu vou falar, recomeçar, tentar ou simplesmente para enfrentar um problema ou situação.
Preferem a passividade e a mentira do que o enfrentamento. Isso não significa força física mas ATITUDE.
Alguns enxergam hierarquia não como graduação maior ou liderança organizadora do trabalho, mas como medo com desculpa de respeito e sujeição.
O ser humano pode tudo se quiser, o medo não existe. Apenas assombra a mente humana.
A coragem te fará vencer e conquistar tudo o que você deseja na vida.


4. Domínio Próprio

Quem tem domínio próprio se auto domina. Quem não tem é dominado por algo ou por alguém.
O autodomínio também inclui suas crenças, caráter e ideais. Você não os vende ou os cede assim como, os seus princípios.
Vícios, drogas, bipolaridade, vulnerabilidade, violência, duas caras são hábitos de pessoas sem domínio próprio e justamente estes comandam a vida das pessoas medrosas.
Uma pessoa que necessita usar da violência nas palavras e atitudes, na verdade possui muito medo. A máscara desta valentia forjada por trás revela-se uma frustação ou falta de capacidade e usa-se deste artifício para impor o respeito que não conseguiu conquistar pela verdadeira coragem.
Puxa saco, Maria vai com as outras, bobo da corte e aquelas pessoas que dizem o que outro sempre quer escutar não possuem domínio próprio. São fracos e impostores e isto os tornam traiçoeiros e dependentes.
Dependem do dominador para alcançar seus objetivos já que são vulneráveis e não têm confiança em alcançá-los pelo seu talento e capacidade própria.
O domínio próprio permite a pessoa ser mais forte e confiante.

Acho que estes 4 hábitos podem dar o caminho para o sucesso e felicidade, pois sempre estiveram ao nosso lado. Agora basta usá-los.

Maurílio Santos Jr

Compartilhe