CRM-Faça dele um programa de inspiração e benef.

Em 2009 tivémos a ideia de criar na Isto é Brasil Marketing & Comunicação um canal de relacionamento com os clientes, prospecções e profissionais interessados em acompanhar o mercado e as notícias diárias, afinal, estratégias e campanhas precisam ter subsídios estatísticos e atualização cotidiana.

A iniciativa também veio de necessidades antigas e de observações que no dia-a-dia é meio que impossível os profissionais lerem jornais, sites e revistas em volume e acompanhar nas empresas.
Então surgiu nosso clipping diário.

É um PDF simples e gratuito porém é o nosso principal canal de comunicação hoje dentro do nosso CRM.
Além das notícias diárias também divulgamos atividades nossas como: palestras e eventos.

Seguindo a missão da nossa empresa onde o principal objetivo é trabalhar para o desenvolvimento do Brasil, sentimos a necessidade de contribuir de outra forma com o país, inspirando pessoas e formando novos e bons líderes, então surgiu em 2010 a primeira edição do evento Isto é Líder, onde reunimos 730 pessoas (gerentes, diretores, empreendedores, estudantes e demais) no Espaço Hakka em SP, oferecido de forma gratuita com o tema SustentHABILIDADE palestrado por Luciano Pires.

Acho que não existe maior estímulo que inspirar um jovem e um profissional.

Neste ano de 2011 decidimos propor momentos onde o terno e a gravata serão vestuários apenas do cabide e cenários inspiradores, assim nasceu o “Ideias”.
São reuniões de “ideias” no sítio, centros culturais, parques, tatames e cyber cafés.

Usei estes exemplos próprios até por vivenciar a eficácia para chegar em algumas conclusões que com certeza ajudarão empreendedores e empreendedores internos:

1) CRM - É um banco de dados se você o enxergar apenas como um banco de dados. Mas se o enxergar como um grupo de pessoas reais que possuem necessidades específicas, sentimentos e atitudes, você o transforma em um programa de soluções, vendas e VALOR.

2) VALOR - É algo percebido que eleva o nível do produto ou serviço. Pode ser tangível ou intangível. Ele é capaz de lhe dar subsídios para preços e fidelização.
Como você quer posicionar-se?
Cliente consultivo paga pelo valor agregado.
Cliente commodity paga por preço e comodidade.

3) INOVAÇÃO - Inovar não significa apenas algo “novo”, mas também pode ser considerado uma reinvenção.
Por exemplo: Datas de aniversário, almoços e jantares, datas comemorativas são ações batidas em um CRM. Já não expressa diferenciação mais.
Inove suas atitudes e visão e conquiste seus clientes de modo surpreendente e benéfico.

4) PROPOSTA LOUCA OU NORMAL - Executivos contratam prestadores de serviços como agências de marketing para terem algo que eles por vezes têem medo de ousar ou propor, ou que o cotidiano padrão o engessa mentalmente.
Então espera-se guerrilha, loucuras, algo fora da caixa… Se chegar com propostas normais e atitudes normais, logo se verá espelhos.

5) SÓ ACREDITO VENDO - Existem pessoas que precisam ver para crer. Por exemplo: Solicitam uma arte ou design mas precisam ver o protótipo antes de contratar! Muitos perdem horas criando e levam uma porta na cara.
Se você fizer ao contrário ao invés de deixar dúvidas nestas pessoas e viver e mostrar suas loucuras e valor percebido, logo elas acreditarão que virão coisas boas apenas pela crença.

Pessoas não compram ideias, mas compram sensações.
Chave Mental: Desejo/Imaginar o que poderá ser feito com o produto/serviço.

6) CHAVE DAS VENDAS - Descubra a dor do cliente.

Entenda que marketing e CRM tem que gerar vendas e não apenas estatísticas e valor para a marca.

Enfim, construa o seu CRM ou o observe como uma ferramenta de valor e inspiração. Alí estão pessoas que só estão esperando o seu comando para manifestarem vida.
Desenvolva benefícios e soluções a ele.
Tenho certeza que esta percepção lhe reverterá em vendas e valor percebido e agregado para o seu negócio.

Maurílio Santos Jr

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