A felicidade a serviço do sucesso

Na última terça-feira conheci e estive reunido com o Sr. Thái Q. Nghia criador da marca Goóc (Calçados de pneus e acessórios feitos de lona de caminhão) na reunião ordinária do comitê de jovens empreendedores da FIESP.
Mais do que uma história de sucesso o Sr.Thái representa uma lição de vida e perseverança.

Fugido do regime comunista e situação decadente do Vietnã, Thái chega ao Brasil na década de 70 de barco clandestino e foi resgatado pelo Navio da Petrobrás na costa brasileira. O Brasil vivia o regime da ditadura militar.
Sem falar português, sem os familiares e amigos começa sua história neste país.

A necessidade do idioma levou a sua primeira ação. De forma auto didata começou a traduzir as palavras e a elaborar um dicionário de português para vietnamita. Traduziu 36.000 palavras.
Freqüentou cursinhos e aulas de português levando-o a terceira colocação no vestibular da USP no curso de matemática aos 22 anos e depois administração pelo Mackenzie.

Como qualquer ser humano de sonhos e sentimentos, um dia Thái com saudades da família, solidão e sentindo as dificuldades do dia se lamentou pela vida, mas olhando pra trás concluiu:
“Apesar de tudo, hoje eu tenho liberdade. Temos liberdade mesmo quando não temos nada. Agora depende de mim!”

Então consegue um emprego no UNIBANCO e a aumentar a sua fonte de renda.

Nesta nova fase de vida próspera, decide fazer uma viagem pelo mundo e retornar ao Vietnã. Chegando lá, repara em um hábito do país, ou seja, a cultura de usar sandálias com solado de pneu, por motivos econômicos e de guerra e vê esta oportunidade no Brasil, já que o país sempre foi o maior produtor de borracha.

Retornando ao país, inicia suas atividades de produção de sandálias a partir de pneus reciclados e a instaurar uma nova proposta de cultura na moda com sustentabilidade.

Ele ressalta:“Tenha coragem para ser diferente”.

Em 2006 foi selecionado pelo Instituto Endeavor e recebeu o prêmio de empreendedorismo endeavor e revista você/sa .

Questionado na reunião sobre o por quê a Goóc não lança moda ele respondeu: “Moda passa, mas conteúdo fica. Não vendemos moda, mas sim conteúdo”.

É uma proposta ecológica e nativa, pois o Brasil tem a chance de ser o primeiro país a produzir calçados reciclados a partir de uma matéria-prima excedente no país e propor ao mundo uma mudança de hábito em pró das próximas gerações.

Sobre a vida empresarial, Thái destaca “Doação Total ao Negócio” e perguntado sobre a fórmula do sucesso ele fecha com chave de ouro sua apresentação:

“Empreendedor é aquele que empreende um sonho ou oportunidade sem dinheiro, pois quem tem dinheiro é investidor. Agora sucesso não é algo que você conquista, o sucesso são as pessoas que falam sobre você. Pra mim, não me preocupo com o sucesso, Felicidade acima de tudo. Sou feliz. Durmo e me levanto feliz pelo aquilo que faço. Paz interior e serenidade. Acredito muito em Deus.”

Particularmente Thái me arrancou arrepios e lágrimas. É uma fonte de inspiração. O olhar e gratidão que ele tem pelo Brasil, poucos empresários têm. Sua preocupação ainda é também com nossas manifestações culturais que estão sendo perdidas e ele entende que também temos que preservá-las para não a perdermos.

Em resumo, este encontro além de ter sido um estímulo, aprendizagem e uma lição de vida pontuou três fatores para um profissional e empreendedor alcançar o sucesso.

1. Liberdade. Bem precioso que permite ao homem voar e chegar aonde desejar. Com liberdade tudo depende de você.
2. Diferença. Ter coragem pra ser diferente. O diferente pelo próprio nome significa fora do normal. Ter coragem para não ser igual ao outro e propor uma diferença que ajude o planeta e aos outros.
3. Felicidade. Seja feliz naquilo que faça. Faça com amor. Felicidade é paz interior e prazer. Dinheiro não significa sucesso, felicidade deriva o sucesso.

Maurílio Santos Jr

Compartilhe