Evangelize seus clientes

A palavra evangelizar provém do grego koiné (eu-angelos) que significa “boas novas” ou “boas notícias” com fins de se obter mudanças de hábitos, crenças e valores.

O cliente é o bem mais precioso da empresa e as vezes “durão”, assim ele precisa acreditar e confiar no seu produto/serviço, no vendedor e nos benefícios, ou seja, precisa ser evangelizado.

Pessoas não compram ideias, compram sensações. O “Milagre”!
Assim a chave mental da venda são os desejos e imaginações que poderão ser feitos com os produtos e serviços.

Se traçarmos uma estrutura ela será:
Marketing - Mensagem/”boas novas” ou “boas notícias”
Vendas - Os evangelistas
Clientes - Discípulos

Já parou para se perguntar por que toda criança e jovem sonha em conhecer a Disney? Diversão significa Las Vegas? Zonear Ibiza? Quando pensamos em uma máquina de carro pensamos em Ferrari? Inovação Apple e Steve Jobs? Rock Beatles? Circo agora Cirque du Soleil ?

Fomos evangelizados por estas marcas e empresas! Compramos mentalmente suas sensações… Posicionamento de Valor!!
Aceitamos as “boas novas”. Só que estas empresas estão sempre inovando e renovando suas sensações. Nunca esqueça, inovar e renovar para não declinar.

Não adianta mudar a crença do cliente e depois esquecê-lo. Outra empresa pode convertê-lo. Ele tem que ser todo dia alimentado.

O case do cirque du soleil é incrível. Guy Laliberté e Daniel Gauthier ex artistas de rua ao perceberem que o velho circo com animais e palhaços havia declinado e não mais tolerados pela proteção dos animais, reuniram artistas performáticos e uma banda ao vivo e propuseram ao mercado um espetáculo de sensações tematizadas como: Viva Las Vegas (élvis), Alegria, All you need is love (beatles) etc…

Resolveram um problema e conquistaram as pessoas!

Para fazer uma boa venda é necessário descobrir a dor do cliente e mostrar a solução. Vendedor de hoje é um psicólogo!
Como em uma Terapia escute, escute, escute e deixe o comprador abrir o coração e as frustrações. Em seguida comece a evangelizar.
Apresente os benefícios e a grandeza do seu produto e da empresa. Traga a ele boas notícias…

Por fim, utilize redes sociais, marketing de guerrilha, ações no pdv e demais ferramentas. Elas multiplicarão suas ações e o ajudará nas suas evangelizações.

Maurílio Santos Jr

Compartilhe