Obrigado pela informação que NÃO me deu!

Constantemente ou talvez diariamente escutamos as palavras informação e feedback.
Anos atrás um ex-chefe me disse no meu 3º dia de trabalho no seu setor: – Seu sucesso nesta empresa estará em uma única palavra “feedback”. Dar e receber feedback.

As empresas investem rios de dinheiro em palestras, treinamentos, cursos, convenções e este tal de feedback nunca é feito, por que será?

Os americanos chamam isso de “feedback” (retorno da informação) mas nós em Goiás chamamos mesmo de “dar uma satisfação pro caboco”.

Na química você tem a Ação e a Reação; No cumprimento você tem o “Oi tudo bem?” “Tudo sim e com você?”; No namoro o “Eu te amo” “Eu também”….Tudo envolve uma ação e resposta.
E quando não se tem a resposta como é a reação?

“Oi tudo bem?” – Grosso nem respondeu! Falta de educação.
“Eu te amo!” – Ele não respondeu. Não gosta de mim, o que eu fiz de errado?
“O que o médico disse?” – Por que não responde, ele morreu? acabou minha vida!
Etc…

Veja como é importante o feedback ou o retorno de uma informação sendo positiva ou negativa!
A ausência do retorno cria uma lacuna de suposições, desafeto, medo, ansiedade, julgamento e precipitações.
Todos de âmbito negativo.

Mas a pergunta ainda não foi respondida. Por que o cliente aciona o fornecedor para um orçamento e o cliente não retorna com a resposta? Por que se envia um e-mail e o remetente não responde? Por que o chefe quando não gosta do seu trabalho espera a avaliação pra falar e te mandar embora? Por que no trabalho em equipe pessoas não se falam? Por que Marketing só briga com Trade Marketing? Por que as coisas demoram?

Cada esse FEEDBACK maldito?
A resposta é uma apenas, e ela se chama RESPEITO.

Ter respeito a outra pessoa em retornar aquilo que você começou. Respeitar o trabalho do outro. As horas de dedicação pra ou por você.
Respeitar o fluxo da informação, a equipe, os valores e a imagem da empresa.
Isso é uma cadeia de valores, ou seja, plural – um depende do outro.
O funcionário não retornar significa a empresa não retornar.

O processo só avança e se torna eficaz se a capacidade de resposta for rápida.
A liderança só faz efeito se houver diálogo.
Sinergia = Diálogos entre as áreas e pessoas (Feedback).

A empresa deve evitar custos, mas não diálogos e respostas.
Quando a resposta envolve na cadeia mais de uma pessoa, atividades, hora/tempo representa custos. E a ausência de feedback representa custos² – prejuízos.

Enfim, se esta difícil ou ninguém exercita esse feedback lembre:
“Seja em você a mudança que quer para o mundo” (Mahatma Ghandi).

Maurílio Santos Jr

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