As 100 vozes que não se pode deixar de escutar séc XX

Fiz esta lista com contribuições de Leandro Mallagoli sobre as 100 vozes que no mínimo devemos escutar que marcaram o século XX.

1. Freddy Mercury and Queen – Banda já vendeu mais de 300 milhões de cópias no mundo.Foi uma das mais populares bandas britânicas dos anos 70 e 80. Freddy Mercury é um dos melhores vocais do mundo e marcou pelo bigode e estilo calça e sem camisa. Um baita louco.
2. Élvis Presley – Conhecido mundialmente como o Rei do Rock. Além do timbre de voz de negro no corpo de branco, quebrou os paradigmas da época com suas danças e performance.
3. Bob Marley – Famoso por popularizar o Reggae. Suas letras sempre foram de cunhos sociais sobre os pobres e oprimidos.
4. Mile Davis – Músico Tradicional mas moldou novos estilos inteiros de música. Criador do Milestones. A improvisação como arte de criação e liderança.
5. Taiguara – Considerado um dos símbolos de resistência a ditadura militar brasileira. Teve mais de 100 canções vetadas. Foi um poeta da esperança.
6. Geraldo Vandré – Um dos ícones da luta contra a ditadura. Marcou o período com o hino “Pra não dizer que falei das flores” onde denuncia as Forças Armadas.
7. Chico Buarque – Dizem que é o maior conhecedor da alma feminina. Além da sensibilidade surpreendeu na inteligência das letras em como criticar a ditadura e mandar recado pelo duplo sentido. É um dos melhores compositores do Brasil.
8. Gilberto Gil – Músico, Compositor e Ex-Ministro da Cultura. Defendeu no seu mandato a liberdade digital e o software livre. Percussor do tropicalismo.
9. Caetano Veloso – Assim como Gil foi o percussor do Tropicalismo. Grande ícono da MPB
10. Tom Zé – Reconhecido como um gênio da inovação. Letras politizadas com misturas de ritmos e inovações musicais. Um anormal traduzido pelo nome científico de genius.
11. Darcy Ribeiro – Antropólogo, Educador e Político Brasileiro. Autor do livro “O povo brasileiro”. Descreveu a formação da cultura e “sociedades” do brasileiro.
12. Paulo Freire – Educador mais respeitado do mundo e brasileiro. Ele foi mentor da Pedagogia da Autonomia, Oprimido e Esperança. Frei Betto disse que a pedagogia de Paulo Freire permitiu e comprovou a chegada do Ex-Presidente Lula ao poder.
13. Martin Luther King Jr – Foi o homem mais jovem a receber o Prêmio Nobel da Paz (1964). Este pastor protestante foi um líder nos EUA contra a segregação racial (negro). Seu discurso mais famoso “Eu também tenho um sonho”.
14. Mahatma Gandhi – Advogado e ativista indiano, foi defensor da não-violência como arma de luta pela independência da Índia contra a Inglaterra. Venceu-os pela não obediência e valores da causa.
15. Victor Hugo – Escritor, poeta e político francês. Autor de Os Miseráveis e Notre Dame. Como político acreditou na cooperação e não na luta de classes. Escreveu também o poema “Desejo” intocável.
16. Ray Charles – Inovador por introduzir o Gospel no R&B. Cego e pianista, foi um gênio da música negra americana.
17. Bono Vox and U2 – Banda ativista Irlandesa. Bono foi considerado uma das principais personalidades do ano de 2010 no mundo. Escreve letras de caráter social, religioso e político conquistando legiões de fãs e seguidores.
18. Beatles – Os meninos de Liverpool. Fizeram uma revolução no rock e na sociedade. São inesquecíveis. Influenciaram uma geração de pensamentos, estilo e música.
19. Albert Einstein – Este físico alemão desenvolveu a teoria da relatividade. Seu trabalho possibilitou a criação da energia atômica. Considerado um gênio pelo conjunto da obra.
20. Santos Dumont – Inventor do avião, dirigível e ultraleve. Este cara possibilitou ao homem voar e atravessar ao mundo pelo céu.
21. Luciano Pavarotti – Foi o tenor que popularizou a ópera. Esse italiano já cantou com Caetano Veloso, Bono Vox, Spice Girls, Jon Bon Jovi entre outros…
22. Andrea Bocelli – Também tenor de ópera, Andrea um deficiente visual que emociona a todos com seu timbre de voz.
23. Bee Gees – Trio formado por três irmãos: Robin, Maurice e Barry Gib. Esses caras marcaram os anos 70 no tempo da brilhantina. Usando a técnica do falsete eles foram os primeiros a introduzirem o instrumento triângulo nos hits pop.
24. Michael Jackson – Rei do Pop. Consagrou-se inovando o estilo pop music e performance de palco. Foi um verdadeiro show man além de possuir uma bela voz.
25. Djavan – O poeta das esquinas. Talvez o maior compositor do Brasil. Introduziu elementos jazzísticos na MPB/Samba criando seu estilo próprio e marcante.
26. Che Guevara – Um dos maiores líderes da revolução da América Latina. Liderou com Fidel Castro a Revolução Cubana em pró do socialismo. Ainda é um ídolo para muitos jovens e cidadãos do mundo. Tinha boas intenções mas não contava com a individualidade do ser humano.
27. Mao Tse Tung – Foi um líder revolucionário comunista chinês. Considerado um estrategista e mentor político. Foi eleito uma das personalidades mais influentes do século XX.
28. Renato Russo e Legião Urbana – Esse grupo marcou e ainda marca a vida de qualquer adolescente e jovem. Letras politizadas e de denúncias Renato foi um verdadeiro poeta de guerra. Sua guerra era para acordar o povo brasileiro e pelo o “Mais amor por favor”.
29. Nelson Mandela – Um dos maiores e influentes líderes do mundo. Foi o principal líder Antiapartheid e transformador da África do Sul. Após 30 anos de prisão, deixou a cela sem ressentimento nenhum contra o governo e mobilizou o povo para a democracia e reconstrução de um novo Estado.
30. Steve Jobs – O mais criativo e design think do século XX e XXI. Fundador da Apple e Pixel. Empreendedor visionário de alto impacto no mundo.
31. Winston Churchill – Grande Estadista Britânico. Prêmio Nobel de Literatura assistiu de perto a ação militar na Índia britânica e foi um grande escritor.
32. Madre Teresa de Calcutá – Esta beata católica da Macedônia fundou a congregação “missionária da caridade” tornando-se a Santa dos pobres e oprimidos.
33. Eva Perón – Ou Evita Perón foi a Primeira Dama Argentina mais popular e marcante da história do país. Defensora dos direitos da mulher e da causa dos proletariados, há quem diga que foi uma grande comunista.
34. Celine Dion – Cantora Pop/Rock Canadense. Ganhadora de vários Grammy e World Music Awards, foi considerada a melhor artista feminina de todos os tempos.
35. Mano Brown – Líder do grupo de RAP Racionais Mc´s. Este cara criou o grito de liberdade do pobre da periferia com a música “O Homem na Estrada” e demais músicas de denúncias. Nunca incentivou a violência, mas a coragem e o empoderamento aos pobres como forma de se superar a situação social.
36. Dalai Lama – Líder tibetano budista. Acredita-se que ele seja a reencarnação de Tulkus. Possui uma sabedoria valiosa e admirável.
37. Paulo Coelho – Maior escritor do mundo e autor com o maior número de traduções literárias. Foi um parceiro louco de Raul Seixas e criador
38. Elis Regina – Essa gaúcha não teve pra ninguém na música popular brasileira. Cantora mais aclamada no meio musical pela sua capacidade de interpretação e alcance musical.
39. Fritjov Capra – Profº Phd em Física. Escritor futurista da educação ecológica criou os títulos: O Tao da Física e Ponto de Mutação conectando na física o pensamento oriental e cartesiano. Foi o homem que acadêmicamente desenhou a Rede Social como a nova revolução econômica e social.
40. Jaime Lerner – Arquiteto e Urbanista. Ex-Governador do Paraná e Prefeito de Curitiba por 3 vezes. Fez de Curitiba a Cidade mais ecológica e com o sistema de mobilidade metrô-bus (superfície) mais eficiente do mundo. Modelo exportado já para mais de 34 países. Grande político brasileiro.
41. Amartya Sen – Economista Indiano. Foi o criador do (IDH) Índice de Desenvolvimento Humano e da Tese de Doutorado: Desenvolvimento como forma de liberdade. Um novo pensamento sobre a Justiça Social.
42. Raul Seixas – Maluco Beleza. Esse rockeiro louco foi um provocador ambulante. E virou símbolo da Juventude e do Rock Nacional.
43. Frank Sinatra – Considerado uma das maiores vozes da década de 50. Marcou hits como New York, New York e My Way.
44. Aretha Franklin – A diva feminina da Soul Music. O Estado de Michigan declarou a voz de Aretha como sendo uma maravilha natural. Meu sabe o que é isso? A voz dela foi tombada como patrimônio histórico!
45. Ernest Hemingway – Grande pensador e escritor. Uma das suas maiores obras foi “Por que os sinos dobram”.
46. Gabriel Garcia Marquez – Quem não o conhece? Autor de cem anos de solidão este colombiano contribuiu na política e cultura. Grande amigo de Fidel Castro desenvolveu muitos trabalhos em Cuba.
47. Bertolt Brechet – Dramaturgo, poeta e encenador alemão. Remoldou o teatro épico. Autor do texto “O analfabeto político” um tapa na cara daqueles que sentem prazer em dizer que odeiam a política.
48. Fernando Pessoa – Para mim o maior poeta e escritor do mundo. É tantos elogios e admiração que é melhor parar por aqui.
49. Franz Kafka – Escritor Alemão. Escreveu muito sobre a preocupação do ser humano com a burocracia e o mundo impessoal.
50. Jean Paul Sartre – Filósofo e crítico francês. Apoiou as causas de esquerda e escreveu: O ser e o nada.
51. Pablo Neruda – Poeta e Cônsul Chileno na Espanha. Também foi um marxista que acreditava no socialismo como ideia para os problemas da América Latina. Deixou grandes versos e livros e chegou a ler para 100 mil pessoas no estádio do Pacaembu em homenagem a Luis Carlos Prestes.
52. Sigmund Freud – Criador da Psicanálise. Trouxe um novo entendimento sobre o ser humano e desvendou alguns segredos que antes pareciam “divinos”.
53. Tom Jobim – Co-criador da Bossa Nova. Músico diferenciado elevou o nome do Brasil no mundo com músicas como Garota de Ipanema.
54. Villa Lobos – Maestro e compositor erudito brasileiro. Destacou-se por incorporar elementos regionais e folclóricos nas suas músicas, enaltecendo o espírito nacionalista e uma nova linguagem musical.
55. Mario de Andrade – Fundador do Modernismo Brasileiro. Escreveu Macunaíma. Além disso, foi o fundador do Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional.
56. Pablo Picasso – Reconhecido como o mestre das artes do século XX.
57. Salvador Dali – Importante pintor catalão. Ficou conhecido pelo seu trabalho surrealista.
58. Cole Porter – Importante músico e compositor estadunidense.
59. Cazuza – Foi um rebelde rico sem causa que criticava a burguesia e o mundo sujo. Escreveu belas canções e foi um ícone na luta contra a Aids.
60. Ary Barroso – Pianista e mestre compositor da música brasileira.
61. Dorival Caymmi – Compositor Baiano que junto com Tom Jobim elevaram o nome do Brasil no cenário mundial.
62. Noel Rosa – Um dos maiores sambistas brasileiros. Foi um dos malandros do Rio de Janeiro.
63. Adoniran Barbosa – Respondeu as críticas onde diziam que Paulistas não sabiam fazer samba. Praticamente alimentou o grupo demônios da garoa.
64. Ella Fitzgerald – Primeira dama do jazz americano. Abrangia 3 oitavas na sua voz. Esta mulher era impecável nas suas habilidades. Recebeu a medalha nacional das artes (EUA).
65. Louis Armstrong – Conhecido como personificação do Jazz. Tanto como cantor solo como instrumentista. Mais um cara diferenciado.
66. Zilda Arns – Médica pediatra e sanitarista brasileira. Fundadora da Pastoral da Criança e Pastoral da Pessoa Idosa.
67. Celso Furtado – Advogado e Economista Brasileiro. Foi um destacado intelectual ao longo do século XXI. Suas ideias provocaram as doutrinas da época sobre desenvolvimento e subdesenvolvimento estimulando políticas intervencionistas. Foi Ministro do Planejamento e Cultura.
68. Oscar Niemeyer- Famoso arquiteto brasileiro. Desenhou a cidade de Brasília e mais centenas de obras pelo mundo. Comunista declarado.
69. Antoni Gaudí – Símbolo da cidade de Barcelona. Arquiteto modernista catalão.
70. Carlos Gardel- Foi o mais famoso cantor de Tango Argentino. Um ícone para a música mundial.
71. Fred Astaire – Foi um grande ator e dançarino americano.
72. Astor Piazzolla – Bandeonista e compositor argentino. Foi o mais importante músico de tango da metade do século XX.
73. Hermeto Pascoal – Multi instrumentista brasileiro. É tão louco que é difícil descrevê-lo.
74. Tião Carreiro – Esse capial foi o cantor de música sertaneja raiz mais influente do Brasil. Inspirou e inspira muitas duplas até hoje.
75. Jon Secada – Cantor pop cubano residente nos EUA. Possui um timbre julgado pela crítica como o mais difícil de ser alcançado. Digamos um pop/romântico.
76. Cartola – A vida é um moinho. Esse foi o “gerente” das palavas. Composições tocantes na alma.
77. Vinícius de Moraes – Jornalista, escritor e embaixador. Um verdadeiro romântico a moda antiga. Foi o principal parceiro de Vinícius de Moraes.
78. João Gilberto – Criador da Bossa Nova. Simplesmente isso.
79. Neil Armstrong – Primeiro homem a pisar na lua.
80. Machado de Assis – Grande intelectual brasileiro político e romancista. É tão importante que é ensinado no ensino fundamental a todas as crianças.
81. Guimarães Rosa – Médico, diplomata e escritor. Intelectual por genes. Inovou o vocabulário e descreveu o sertão com beleza e causa.
82. José Saramago – Escritor e poeta português. Nobel de literatura. Seu livro o Ensaio sobre a cegueira foi adaptado para o cinema.
83. Friedrich Nietzsche – Filósofo alemão. Propõe uma genealogia sobre a moral e valores e desmascara o ser humano como um ator com uma máscara.
84. John Lee Hooker – Influente cantor e guitarrista de Blues. Nascido no Mississipi/EUA. Deu base para Bob Dylan por exemplo e foi um influenciador para muitos músicos.
85. Stevie Ray Vaughan – SRV fez o Rock Blues. Este estadunidense do Texas inovou o estilo.
86. BB King – Ocupa a terceira posição na lista dos 100 Maiores Guitarristas da Rolling Stone.
87. Ney Matogrosso e Secos e Molhados – Inspiraram a banda de rock KISS a imitarem suas performance de roupas e corpo pintado. Mix de voz com inovação.
88. Roberto Carlos – Rei Roberto Carlos. Romântico e ícone do carisma e momentos marcantes da jovem guarda.
89. Carlos Drummond de Andrade – Este Mineiro de Itabira foi um modernista brasileiro. Poeta e cronista brasileiro deixou prosas e belezas na Terra.
90. John Cage – Compôs a célebre peça 4´33. São 4 minutos e 33 segundos de música sem uma nota só.
91. Manuel Bandeira – Crítico e Professor brasileiro. Desenvolveu o ritmo bandeiriano de poesia
92. Sergio Buarque de Hollanda – Co-Fundador do PT e um dos mais importantes sociólogos brasileiros. Escreveu o livro “Raízes do Brasil”.
93. Tim Maia – Introduziu a Black music no Brasil. Este “xarope” se meteu até com uma religião chamada universo em desencanto. Seu disco Tim Maia Racional é um dos mais criativos da sua história.
94. Baden Powell – Importante violinista brasileiro. Sua voz é o seu violão.
95. Jacob Bandolim – Referência no chorinho.
96. Luis Gonzaga – Conhecido como o Rei do Baião. Asa Branca é um clássico.
97. Jackson do Pandeiro – Meu, o rei do ritmo fez todos os ritmos nordestinos em suas obras com um pandeirinho…. Olha isso !!
98. Ayrton Senna – Um mito para o Brasil. Exemplo nas pistas, atitudes e palavras. Pra sempre será “Vai Ayrton”.
99. Rubem Alves – Educador brasileiro. Um dos criadores da Teologia da Libertação do lado protestante. Fora de sério.
100. Charlie Chaplin – Ator, produtor, dançarino, comediante, roteirista … Foi o gênio do cinema mudo com teor crítico-social e das palavras.

Compartilhe