TELECINE CEO – Tropa de Elite II

Nesta sessão do CEO vamos analisar o Filme: Tropa de Elite II. O inimigo agora é outro trazendo para o mundo corporativo.

Como disse o Capitão Nascimento: “O sistema é foda parceiro”.

No seu discurso na CPI convocado pelo Deputado Diogo Fraga Cel.Roberto Nascimento fala:
- Quando meu filho tinha 10 anos ele me perguntava por que o meu trabalho era matar? O meu filho Rafael que está agora no Hospital vítima de um tiro de pistola. E eu não sei responder. Eu tenho 21 anos de polícia e não sei dizer PORQUE EU MATEI e POR QUEM EU MATEI …!

Desde meus 15 anos de idade fora me vendido, assim como, é para todo mundo que o auge profissional de qualquer pessoa é trabalhar nas Multinacionais. Fazer parte do quadro funcional das empresas estrangeiras significa reconhecimento profissional, respeito e bons salários.

De fato, por este lado de benefícios é verdade, pelo outro “POR QUEM EU TRABALHEI” pode ser uma resposta completamente diferente olhando por vários ângulos.
O Economista Brasileiro Celso Furtado foi o crítico da tese que é um ciclo natural do desenvolvimento os países passarem de terceiro mundo para primeiro, ou seja, estágios graduais.
Para Furtado os países de terceiro mundo que são subsidiados ou que possuem as grandes peças da economia produzidas e ofertadas por Multinacionais de nada contribuem para o progresso do país e desenvolvimento, justamente pelo dinheiro não permanecer no país, mas devolvido para a matriz do país de origem.
Com esta visão nunca chegarão ao primeiro mundo e sempre será uma matemática desigual e ilusória. Colônias.
Caso a parte a China que de verdade implementou uma política correta com as multinacionais e caminha-se em partes pelo ciclo natural.

Fora isso, empresas que fazem acordos com o governo (corrupção) para ganho de licitações, favorecimentos e benefícios. Arrego para destravamento, liberação de produtos em ANVISA, perdão do FISCO, dinheiro para ajudar em campanhas de políticos e etc…

Quantos marketeiros desenvolvem produtos de má qualidade ou enganam os consumidores com belas campanhas publicitárias? Quantas empresas degradam a natureza e o homem para obtenção do lucro?

Outro caso, recentemente denunciado pelo Programa A Liga, empresas como a ZARA utilizando trabalho escravo.

Dizem que só o governo corrompe. Canso de ver no mercado a prática da “BOLA” entre empresas ou funcionários corruptos para poder fechar contratos. Estes são tão pior como qualquer outro bandido. Impedem a livre concorrência no mercado.

Ai fica a pergunta, você sabe POR QUEM está trabalhando de verdade?

Na ficção do filme, as milícias tomaram conta das favelas para além de oferecerem serviços e obter o “lucro”, transformarem essa “proteção” aos moradores em voto politico.

Quantos departamentos e equipes são cooptados e chefiados por “milícias” colocados intencionalmente para garantir a manutenção de poder do alto escalão?

Cel. Nascimento: “O sistema entrega a mão pra salvar o braço. O sistema se reorganiza, articula novos interesses. Cria novas lideranças. Enquanto as condições de existência do sistema estiver aí, ele vai existir”……Agora te pergunto, quem você acha que sustenta tudo isso?É e custa caro!

Eu poderia falar aqui do lado motivacional ou bom extraído do filme para motivar equipes como o desempenho da Tropa de Elite BOPE.
Mas não estaria sendo reflexivo de verdade.
Bertold Brechet quando disse que o pior analfabeto é o analfabeto político, ele queria dizer por isso.
O voto pode ser o sustento do sistema ou não. Quem decide somos nós.
A iniciativa privada também está ligada a iniciativa pública e em partes está envolvida no sistema, ou acha, que os grandes monopólios, concessões, empréstimos, autorizações etc são construídos ou conseguidos apenas na raça ?

Por que toda igreja precisa colocar membros na política ? Quase todas são irregulares e possuem problemas junto ao governo. Assim, fazem cadeiras para se manterem vivas ou manipulam as autoridades jogando na cara o poder de influência direto no voto (ovelhas). Pra isso Deus aprova?

Cel. Nascimento: “Pra mudar as coisas vai demorar muito tempo. O sistema é foda. Ainda vai morrer muito inocente.”

Maurílio Santos Jr

Compartilhe