Shop Tour – A pioneira no Pitch

Se popularizou e virou moda agora em se falar sobre como vender sua ideia ou plano de negócio em 1 ou 5 minutos, o famoso Pitch.
Mas isso não é uma novidade! O Shop Tour foi fundado em 1987 por Luis Antonio Cury Galebe com a proposta de ser um canal televisivo de vendas varejo, cujo vendedor tem em até 1 minuto e 30 segundos para expor sua empresa, produtos e promoções.

Daí surgiram vendedores e empresários que ganharam notoriedade pela técnica individual de vendas e marketing, como é o caso da Sylvia Design (Empresa de Móveis e Decorações).
Conhecida como a mulher gato chegou até a ser entrevistada no Programa do Jô pela fama que ganhou pela paródia ligada a abordagem de vendas.

Por isso que falo que vendas é uma arte!

O modelo de evento TEDx tem a mesma proposta mas direcionada a palestras.
A regra exige que o expositor fale em até 20 minutos. Se não conseguir convencer ou transmitir a mensagem neste tempo, significa que não é boa a ideia.

A corrida contra o tempo faz o homem cada vez mais a buscar inovações.
O Ex-Governador do Paraná Jaime Lerner diz o seguinte: “Quer inovar? Corte 1 zero do orçamento. Quer sustentabilidade? Corte 2 zeros do orçamento.”

O vendedor não é mais um mascate, mas um consultor. Essa percepção agrega mais valor a pessoa e empresa. Mas a capacidade de convencimento rápido tem sido a principal ferramenta.
As empresas devem treinar agora seus vendedores para o Pitch porque se não tiverem a capacidade de convencer em até 1 minuto, serão convencidos pela concorrência.

Como diz o ex-gordo Faustão: Ô loco meu, se vira nos 30 !

Maurílio Santos Jr

Compartilhe