Os Muros das Redes Socias Corporativas

A maioria das empresas ainda não entendem sobre a diferença entre Redes Sociais e Mídias Sociais.
Rede Social não significa facebook, orkut, blog e etc… estas são mídias sociais (ferramentas)… Mas Redes Sociais são níveis de relações e conectividade entre as pessoas ondes estas se interagem e mantêm um fluxo de informação e conhecimento.
Para ser uma rede social ela precisa estar viva, animada e ativa.

Em uma rede social não pode haver hierarquias, daí a sua diferença.
Para que haja interação, produção de conhecimento, auto-ajuda, mobilização e demais atributos positivos ela deve ser uma rede distribuída. Vide exemplo abaixo no Gráfico de Paul Baran:

Empresas de organogramas verticais e voltadas a valorização do “De cima pra baixo”, dotadas de cúpulas, comitês, reuniões de sala fechada e… deixam de se beneficiar da Rede Social ágil, contribuitiva, soluções e valorosa de conhecimento que a distribuída pode oferecer.

Existe ainda o mito do bloqueio das Mídias Sociais (Facebook, Youtube, MSN etc…) nas empresas alegando que tirará a concentração dos funcionários ou que a produção cairá deles devido ao acesso livre.

É uma grande idiotice pois, os consumidores e/ou clientes internos e externos estão ali nestas ferramentas. Quando a empresa tira este direito de interação, tira também o direito de estar ao lado do seu público-alvo e funcionários e o pior, de fazer a empresa de verdade virar uma Rede Social aplicada as Mídias, ou seja, uma empresa com conceito de conectividade.
Como a Unilever acho que pode existir uma política para não distribuir informações sigilosas da empresa ou informações que comprometam a imagem da marca. Isso é um fato.
Embora isso é algo que não se possa controlar pois, “um amigo, do meu amigo – Rede” pode fraudar esta política sabendo de uma informação passada e o vazador não aparecer e comprometer a marca.
A internet trouxe uma nova Anarquia a sociedade.

Mas reuniões a distância podem ser facilitadas por Streaming, Skype ou MSN. Grupos de Trabalho podem ser organizados por Grupos Facebookers, Google Groups etc. Conhecimentos e Propagandas podem ser compartilhados por SlideShare, Youtube, Facebook, Orkut etc…
Twitter “contaminar pessoas” e distribuir mais rápido informações…
Está tudo mais fácil.

Inteligente é quem guarda o conhecimento “nos outros” e não em si próprio.

Para reverter a estatística da primeira figura as empresas precisam de duas atitudes:
(1) Perder o medo
(2) Abandonar as hierarquias

Bem vindos ao Netweaving.

Maurílio Santos Jr

Compartilhe