12 dicas matadoras para abrir sua Startup

Aqui vai 12 dicas matadoras pra você que pensa em montar sua startup ou está a desenvolvendo:

(1) Plano de Negócio: Tenho utilizado o Modelo Canvas e a proposta de geração de valor é excelente. Você tem uma metodologia divida em geração e entrega de valor, eficiência operacional e gestão. Tudo de modo simples, direto e sem rodeios.
O plano de negócio tradicional ensinado nas universidades e replicado em alguns órgãos tem uma proposta para negócios existentes e muito teórico e pouco prático. Você acaba escrevendo mais de 100 páginas achando que isso lhe garantirá o sucesso sendo que mensalmente o planejamento precisa ser revisto para uma melhor performance de mercado. Faça um Plano de Negócio e teste o Canvas.

(2) Networking: Se você está seguro que sua rede de contatos lhe criará ambientes de geração de negócios e lhe ajudará a ativar sua startup vá em frente em abrir o negócio. O negócio iniciante precisa ter poder de barganha com fornecedores, clientes, canais de distribuição e marca. Se você não conhecer ninguém que possa lhe abrir portas, cacifar no mercado, terá mais custos, desconfiança no mercado e sairá atrás daqueles que possuem uma rede forte. Então a dica é construa uma rede forte de contatos antes de abrir a startup.

(3) Custos Fixos: Só alugue escritório e adquira despesas fixas se já tiver cliente com contratos nas mãos que lhe garanta estes custos. Por que vencendo os 30 dias do mês, os boletos chegarão e se tiver que pagar do bolso, estará pagando para trabalhar.
Assim o melhor é utilizar Hubs, escritórios co-working ou fazer home office.

(4) Investimento: Evite procurar os bancos para obter investimento para o seu negócio. Além de juros abusivos, bancos não dão carência, ou seja, pegou dinheiro, todo dia (1) começará vencer as prestações. Se não tiver clientes nestes meses, acumulará um prejuízo bancário. Procure investidores anjos, fundos perdidos ou o BNDES.

(5) Recursos Humanos: Empresas crescem com bons talentos. Uma startup disputa com multinacionais sonho de consumo de estudantes de universidades de ponta e profissionais. Como ainda a empresa não tem “nome” não tem atratividade para a maioria dos profissionais. Então contrate pessoas que trabalhem por amor a oportunidade. Busque brilho no olhar e não pessoas que trabalham por dinheiro. A favela é uma boa dica. Capacite estas pessoas e terás um time Alfa.

(6) Associações: Se filie em associações, federações e clubes de negócios. Encontrará empreendedores na mesma busca que você e ampliará sua rede de negócios e oportunidades.

(7) Assessoria de Imprensa: Geralmente startups não tem verba para investimento em publicidade. Os RP´s são o meio de buscar mídias espontâneas, pessoas chaves e fazer a empresa aparecer nos canais especializados. O mercado começa a identificar a startup criando força para a marca.

(8) Aspectos Jurídicos: É muito importante o registro da propriedade intelectual e outros aspectos que protejam sua startup no mercado. É primordial que você tenha um advogado que cuide da sua empresa.

(9) Contabilidade: O contador terá acesso as contas da empresa, lucros, resultados e informações confidenciais da empresa. Evite estranhos, pessoas que você não quer que tenha acesso a estas informações confidenciais e escritórios desconhecidos. O ideal é você ter o seu próprio profissional na empresa. Como no início sai mais caro, contrate um escritório de confiança e discrição.

(10) Coração: Já ouviu esta frase? Negócios são negócios e amigos a parte? Um amigo me deu este exemplo: – Um banqueiro famoso disse que ao sair de casa para o banco, ele deixa o coração em casa.
Muitos problemas de sociedade, vendas e fornecimentos ocorrem por esta confusão de papéis.
Por isso, não misture os papéis pra na frente não gerar problemas.

(11) Internacionalização: Vivemos num mundo globalizado onde exportar e importar são vias simples e possíveis. No plano de negócio tenha já essa previsão futura e tenha o idioma inglês ao seu lado.

(12) Sonhe Grande: “Sonhar pequeno dá o mesmo trabalho que sonhar grande, então sonhe grande”

Arrebenta e Empreenda!

Compartilhe