Aprenda a dar “O papo reto” no outro. + Easy!

Dar o papo reto é uma gíria que significa “falar a verdade nua e crua sem rodeios doa a quem doer”.

No Brasil nossa formação cultural não nos desenvolveu para dar o papo reto, pra falar sim ou não na cara, mas conforme o Sociólogo Sérgio Buarque de Holanda escreveu em (Raízes do Brasil) sermos o “Homem Cordial”. O que isso representa?

1) A farsa da polidez - A “polidez” é um mecanismo de defesa da nossa sociedade. Não falamos “não” diretamente por medo de magoar e sim nos sentimos magoados. Falar “não”, “você errou” no seco causa choro, raiva, desistência…
2) Utilização do “inho” - Brasileiro quando quer chegar ou ficar amigo de outra pessoa, ou simplesmente manter o relacionamento próximo já começa a chamar o nome carinhosamente no diminutivo, “Carlinhos, Aninha, Florzinha, Maurilinho etc…”
3) A brincadeira quebra gelo - Já viu algum vendedor chegando em você direto: – Olá, quer comprar? Não néh! A abordagem sempre começa “Fala meu querido? Grande João! Fala filhão! Tudo bem minha linda?

São três indícios apenas da nossa cultura cordial. Por isso, os estrangeiros adoram o Brasil. A cultura deles é o papo reto, fala na cara, aqui temos a polidez e o caminho mais carinhoso de se chegar.

Bom? Até acho, mas esta cordialidade que na verdade é o sistema de defesa e sobrevivência que adotamos, mais atrapalha do que ajuda.

Transparência = papo reto; aprendizagem = papo reto; velocidade = papo reto; desburocratização = papo reto; descentralização = papo reto; objetividade = papo reto …

Veja bem existe uma diferença enorme entre papo reto x humilhação. Tem pessoas que humilham e desfazem o outro chamando isso de papo reto. Isso se chama falta de educação e imbecilidade.

O PAPO RETO CONSTRUTIVO QUE VOCÊ DEVE ADOTAR

A) Nunca dê o papo reto acusador. Acusação é desmotivador. Apresente o erro, provoque a reflexão e em seguida apresente a solução. No final, transmita a mensagem que é normal e estamos juntos!

B) Não utilize a 3ª pessoa. O papo reto tem que ser olho no olho e no “Eu” e “Você”. Utilizar o “Nós” ou “Eles” não passa segurança. Já dizia um péssimo professor que tive na faculdade, mas que falou certo: – Tirou o cinto bate. Não ameaça, senão deixa sem vergonho. Diga que está doendo mais em você do que nele!

C) Olho no Olho. Papo reto é olho no olho. Transmite seriedade e confiança.

D) Serenidade sempre. Dar o papo reto nervoso, sempre vai chegar no descontrole e feridas. O papo reto é pra crescer e não decrescer.

Pra finalizar, nunca cobre do outro aquilo que você não deu, forneceu, ensinou ou omitiu. Você não terá moral!
Seja exemplo e inspire a gestão do papo reto. Vai ver que as coisas irão fluir mais Fácil !! Easy !!

Compartilhe