Por que as empresas devem aprender com as manifestações

O que vimos e ainda estamos vendo sobre as manifestações não é um “O Brasil agora acordou” ou “Agora tomamos consciência coletiva”. O que houve foi um swarming (enxamento, efeitos da rede a partir de interações – ocorre em sociedades altamente conectadas).

Este mesmo efeito ocorreu em Madrid em 2004 e na Primavera Árabe em 2012.

COMO FUNCIONA?

A sociedade está cada vez mais ficando mais em rede distribuída e menos centralizada. Isso significa que as pessoas estão interagindo mais e consequentemente quando há interação, há compartilhamento de informações, ideias, pensamento e a partir daí surgem novos conhecimentos e novos comportamentos.
A internet tem sido a principal ferramenta nos últimos anos de conexão entre as pessoas. As mídias sociais vem tendo um papel fundamental neste apoio para criação de interatividade.
Não são as ideias que mudam o coletivo, são os comportamentos.

APLICANDO O CONCEITO NAS EMPRESAS

Quanto maior for a interatividade nos ambientes, maior será as possibilidades de ocorrerem novos fenômenos que alterem os comportamentos.
“Comportamentos é o que vale… Ideias não mudam comportamento… Só comportamentos mudam comportamentos” [Augusto de Franco]

Uma empresa que deseja eliminar vaidades, concentração de informações e poder, burocracias e aumentar o graú de inovação, eficiência, aprendizagem coletiva e satisfação pelo trabalho deve propor o ambiente interativo em rede.

Não adianta colocar altas ferramentas corporativas de compartilhamento de informações como: facebook interno, SAP e etc…se a estrutura continuar rígida, hierárquica e concentrada.

Antes da aplicação das ferramentas precisa modificar o comportamento. Em uma rede não se tem bandeiras, donos, se tem causas.
Já parou pra pensar? Como este feito de Swarming obrigou o Congresso Nacional e a Presidência da República a proporem mudanças imediatamentes?

Agora, imagina este efeito de swarming fazendo com que sua empresa se engaje em mudar os produtos, processos, mercado e sociedade?

Este é o caminho…

Se me perguntar por onde começo? Você vai começar pelo pensamento de “como deixo a empresa mais transparente?” e como faço pra que “as pessoas criem coragem e poder”.
A partir daí começa a desconstruir o modelo antigo e entrando nesta NOVA ERA DAS REDES.

Compartilhe