Como surgem as boas ideias?

Será que as boas ideias são privilégios apenas dos publicitários, empreendedores ou marketeiros? Não.
Afinal, como surgem as boas ideias?

Uma vez perguntaram para o Albert Einstein: – Como você conseguiu criar a Teoria da Relatividade? Ele respondeu: – Porque eu tento a cada dia entender a mente de Deus!

Um cara que quer entender a mente de Deus e não de uma pessoa qualquer pode chegar aonde?

Bom, eu vou explanar a seguir 5 cenários onde são solos de germinação de ideias.

1º) Repertório: Quanto maior o repertório, maiores serão as opções/escolhas, e terá mais cenários para tomar decisão. Se seu repertório é limitado, singular, esse será seu universo. Não é por que é advogado que não pode ler e se interessar por Física. E o que os 2 tem em comum? Exercite!
Repertório também dá experiência, experimentação, vivência. Com repertório vem novas ideias e conhecimentos.

Circulou na internet um texto chamado “Filtro Solar” que foi gravado pelo Pedro Bial, que justamente fala sobre os benefícios do repertório. Procure no google.

2º) Mente: Uma mente cheia, poluída e apegada a bens materiais não é capaz de imaginar e voar suficiente. Ela está presa no dia a dia. Já reparou que quando corremos e caminhamos, conversamos com nós mesmos no nosso interior e surge um monte de planos e ideias? Sabe por que? Nesse momento sua mente esta se livrando do dia a dia, da poluição mental, apegos e entrando em uma esfera interior.
Ideias surgem de dentro pra fora e não de fora pra dentro. De fora vem cópias, benchmarkings, e outras coisas para nossa mente.
Ela tem que estar vazia pra germinar. Por isso, a meditação é uma ferramente poderosa de concentração e florescimento do nosso interior.

Bruce Lee disse: “Esvazie sua mente. Não tenha formato. Sem contornos. Como água. Quando você coloca água em um copo. Ela se torna o copo. Você coloca água em uma garrafa, ela se torna a garrafa. Você coloca em uma chaleira, ela se torna a chaleira. Agora água pode fluir ou pode destruir. Seja água meu amigo. Deixa a água fluir.

Entendeu? Não deixe sua mente uma forma, deixa ela fluir como água.

3º) Corpo: Sedentarismo ou a falta de qualidade de vida também afetam no processo de ideias. Uma pessoa, sedentária, mole não tem ânimo, energia, vontade.
Fora a falta de energia, o corpo enrrijecido também afetam o campo das ideias.
Joseph Hubertus Pilates, Criador do Pilates pensou “Um velho com alongamento é jovem, Um jovem sem alongamento é velho” – tudo a ver!
Corpo precisa estar equilibrado. Para isso, alimentação certa e atividades física.

A Ioga, Pilates são boas ferramentas além de qualquer arte marcial e demais atividades físicas.

4º) Espírito: Uma coisa que aprendi com Rubem Alves é porque só falamos com Deus pra pedir perdão ou coisas materiais? Se ele só criou belezas, por que não oferecemos a ele também belezas como um poema por exemplo?
Nosso espírito precisa estar em paz! Independente de qualquer religião você precisa buscar a sua paz.
A Compaixão trás paz, já foi comprovada cientificamente que melhora a saúde.
Uma pessoa com espirito atormentado, aflito, perdido não germina ideias.
Corpo, mente e espírito andam juntos!
No filme “O Último Samurai” Tom Cruise, que vivia um soldado americano, vivia buscando a sua paz até que conseguiu achá-la com os samurais.

5º) Imaginação: “A imaginação vale mais que o conhecimento” Albert Einstein.
Não é proibido imaginar. Imagine absurdos!
Sabe aquela banda nossa favorita que quando toca imaginamos nós no palco tocando e nossos amigos pagando um pau?
É isso, imagine, viva a imaginação.
“É proibido, proibir” Caetano Veloso
É daqui que vem as grandes ideias!!

Compartilhe
Tags: