SXSW 2014 – Iniciantes: Um Painel sobre Empreendedorismo com Michael Dell

Moderador: Michael Dell (Fundador e CEO da Dell)
Debatedores: Carley Roney (The Knot – Xo Group)
Jeff Housenbold (CEO Shutterfly)
Steve Kaufer (CEO TripAdvisor)

Bom, pra começar você tem que assistir este vídeo da Dell sobre “O início dos empreendedores”, é muito bacana e inspirador e foi o vídeo de abertura do evento.

Olha, em quesito de empolgação motivacional este painel não foi dos melhores.
O Michel Dell aparenta ser um cara humilde assim como os demais.

As lições que ficaram foram:

1) Repare no vídeo, todas as grandes empresas começaram em um quarto, cafeteria, garagem ou em um ônibus. O sonho e a perseverança são o combustível do empreendedor. Quando você é pequeno e na dificuldade você tem um espírito de execução, colaboração e sonho que não se pode deixar perder ao longo do tempo quando a empresa ganhar escala. Este espírito empreendedor é o que faz a diferença.

2) Depois da fase de startup com o crescimento escalonado, a empresa deixa de ser sua para ser dos colaboradores e sociedade e seu papel deixa de ser um simples executor para ser líder.
A empresa quando cresce demais você perde o controle dela e passa a transferir tarefas para outros. Nesse momento, você precisa aprender a confiar e delegar, caso não, terá mais chances de errar do que acertar.

3) Em questões de vida pessoal, o que pude reparar é que estes caras são super humildes e tipo almoçam no Subway, Eleven, andam de ônibus etc… segundo eles. Não estão nem aí para status social, o que difere do empresariado brasileiro.
A humildade é uma das principais virtudes do homem.
Além disso, separam sim tempo pra família, lazer e hobbys pessoais. Não são ETs são pessoas comuns e normais.
O tempo pessoal é primordial. É nesse lazer e tempo que as ideias germinam.

4) Com relação ao trabalho Home Office, todos disseram que suas empresas tem quadros com esta flexibilidade, mas ambos preferem suas equipes presenciais. Estar com o calor do time e fazer uma troca de calor humano faz a diferença.

5) Outro ponto que o empreendedor tem que ter definido na sua mente é aonde ele quer chegar geograficamente. As empresas hoje tem que nascerem globais. Você não pode montar algo pensando apenas no seu mercado local.
Isso não significa só em vendas. Mas em talentos, fusões, funding, etc… O mundo é global.

Enfim, em resumo estes foram os insights desta palestra.
Keep Austin Weird!

Compartilhe