SXSW 2014 – One to One Movement com Blake Mycoskie Fundador da Tom Shoes

tom shoes

Palestra: Blake Mycoskie
Fundador da Tom Shoes

Eu já havia lido sobre a história da Tom Shoes mas escutar ela e os ideais do próprio fundador foi fantástico.
Você já ouviu falar sobre One to One Movement?

Melhor assistir ao vídeo antes.

Esse conceito é mais ou menos assim: A cada produto vendido, um produto é doado.

Em uma de suas viagens exóticas de férias Blake Mycoskie foi parar na Argentina. Lá ele descobriu que a maioria das crianças pobres nunca haviam calçado um sapato na vida.

Não só isso, mas descobriu também que, por esse fato, milhões de crianças no mundo, nas mesmas condições, apanham inúmeras doenças, como infecções, doenças de pele, chegando a amputações de membros e muitas vezes até a morte.

Blake passou por esta experiência e teve uma idéia. Quando voltou ao seu país, criou um projeto inovador, com uma visão de empreendedorismo social para ajudar a combater a realidade que presenciou. Transformou esse desafio num modelo de negócio rentável. O projeto foi batizado de TOMS SHOES, TOMS em homanagem a um garoto, “TOMAS” que conhecera. Para cada par de sapatos vendidos, um novo par é doado às crianças que andam descalças. A marca reforça tremendamente sua notoriedade, contribuindo para que o seu negócio cresça proporcionalmente.

Certo dia, Blake foi embarcar em um aeroporto pelo mundo e ficou chocado ao ver uma garota na fila do check in utilizando um par de seus sapatos “TOMS”. Não se conteve e abordou a garota com uma pergunta: “Este sapato é bom?”. Automaticamente a menina começou a defender o produto como ele jamais imaginou, pois não sabia que estava falando com o CEO da TOMS SHOES. Ela contou a ele toda a história de como a empresa tinha surgido e principalmente o motivo pelo qual estava usando o sapato. Em momento algum no discurso foi defendido o “o que” (as características do sapato) e tampouco “como” os sapatos eram distribuídos e comprados.

Eu ainda não vi e experimentei algum sapato da TOM SHOES, dizem que a qualidade não é tão boa, mas o importante é poder ajudar a calçar outra pessoa. Isso que as pessoas compram !!

Hoje mais de 3.000.000 de crianças já receberam doações de sapatos.

Repararam? A causa é maior que o produto. As pessoas querem ajudar a mudar o mundo.

Em outro post eu comentei que a empresa moderna é a que ajuda a mudar o mundo!!

A grande sacada foi a empresa não fazer as doações, mas estimular quem compra a fazer a boa ação, ou seja, ao comprar você ganha um GIFT Card e presenteia a pessoa escolhida! Fazer o bem faz bem !!

Além disso, as pessoas são estimuladas a tirarem fotos e compartilharem em seus facebooks, instagram, blog etc… com seus depoimentos. O próprio consumidor faz o marketing da empresa e produtos sem precisar pagar pedágio nas emissoras de tv, rádio etc..,

Atrizes e atores de Hollywood aderiram a causa e fizeram estas ações gerando muito buzz pra TOM SHOES.

Blake não parou por aí, ao perceber o quanto de pessoas, na maioria mulheres na Ìndia sofrem de problemas oculares como cataratas e miopia e não tem acesso a óculos, criou sua própria linha de óculos.
A cada um óculos vendido um é doado.

Em outra viagem, viu o quanto de pessoas não tem acesso a água potável em Ruanda na África e o quanto é caro a água por lá.
Mais uma vez criou um ecobag que também é revertido em água por lá, assim como, uma parceria recente com a Starbucks. A cada café vendido se converterá em água para estas pessoas.

Ufa !!
Para muitas pessoas isso é coisa de Ongueiro ou Hiponga! Pode ser, mas eu prefiro acreditar que esta nova geração quer de fato mudar o mundo.

Os publicitários sempre irão dizer, anuncia na Rede GROBO, Revistas etc… Isso é um dispêndio financeiro alto.
Você pode fazer o que quiser sem gastar muito se usar a criatividade e acima de tudo, A CAUSA !!

Tenha uma causa nobre na sua vida! Isso te fará RICO(A)!

Por isso este evento é FODÁSTICO!!

Compartilhe