SXSW 2014 – “Vocês todos só sabem chupar ideias” by Gary Vaynerchuk

Palestrante: Gary Vaynerchuk
CEO da VaynerMedia

Confesso que não conhecia a história desse cara! Achei um dos mais fodásticos do evento. O estilo dele combina comigo, informal, desbocado, dá o papo reto e direto, mas tem um baita coração!

Ele é um dos principais Vlogers ou Videocasters do mundo. Ficou conhecido por dismestificar a indústria do vinho.
Tipo você pensa em vinho e pensa naqueles caras cheirando a bebida, de terno, tiozão, falando várias coisas sem ninguém entender, blá blá blá. Tornaram o vinho caxias.

Você não precisa nada disso pra tomar e apreciar um vinho! Com essa pegada Vaynerchuck se tornou um milionário ao formar uma comunidade e falar de forma descolada e descomplicada sobre os vinhos. Assim se tornou investidor de várias startups.

O cara fala palavrão toda hora e não está nem aí…haha
Na boa, foda-se a etiqueta seja você mesmo!

Os insights que ficaram dele foram:

#”Vocês todos só sabem chupar ideias”

É isso mesmo! A grande maioria só entra na internet pra fazer downloads, replicar uma ideia e chupar o conhecimento dos outros. A grande maioria não produz nada de conteúdo e pensamento!
O cara disse que apenas 1% compartilha alguma coisa pessoal !! Cacete.

Lembrei do filme “A Rede Social” que conta a história do Facebook. Em um momento Sean Parker (Investidor) cai em si e diz: “Antigamente as pessoas viviam nas fazendas e cidades. Agora viverão na rede. Tudo que fazem lá fora automaticamente farão dentro da rede.”
Porra! Se mostra, diga o que pensa. Faça algo pelo Mundo !! Para de ser chupinha !! Vamos colaborar….

#”A maioria das pessoas não conseguem tirar o máximo da vida porque estão sempre pedindo algo para os outros ao invés em pensar em dar algo na frente”.

É bíblico – “É dando que se recebe”

Para de pedir e vamos oferecer. Esse lance de pedir não é apenas pedir um favor ou algo material. É parar de pedir aos outros pra fazer o que você pode fazer também.
O que tem de bunda mole que pede na empresa pra você por exemplo pegar um xerox e não levanta a bunda da cadeira pra pegar só porque é um gerente ou diretor. Vai se fuder! Parasitas!
Tem pessoa que só quer tirar da outra e nunca dar.
Se sua empresa faz isso e não oferece nada aos clientes, Muda de atitude se não a fonte vai secar!

#”Todos os negócios que deram errado entre 1995 e 1999 vão dar certo agora. Hoje nós temos a tecnologia certa para realizar todas as nossas idéias.”

Essa foi a época da bolha na internet. Essa fase ja passou e hoje se tem altas tecnologias pra fazer tudo dar certo.

#”Tudo que você precisa saber já foi divulgado. Se você está no negócio da informação você está fudido. Toda informação é livre. Quer aprender algo? Cola em uma pessoa que já sabe fazer ao invés de tentar decorar informação que todo mundo já sabe”

Cara nunca esteve tão fácil estudar e o conhecimento como agora. Aliás a dica do Gary foi tipo não perca tempo em tentar aprender sozinho. Cola em alguém que ja sabe e aprenda com ele. Economiza muito mais tempo e dinheiro.
Tem gente que pensa, não vou passar ou mostrar a ninguém o que sei. Pode ter certeza que já tem algo se não igual, próximo. E outra, relaxa, quem sempre copia sempre irá precisar do criador. A fonte dele seca a do criador não.

#”Ter humildade para dizer “eu sinto muito” é super importante na nossa sociedade. Ninguém faz isso. Todos estão tentando fingir que são perfeitos”

Reconhecer os outros é difícil. Todos querem aparecer e levar o mérito apenas.
A humildade em somar e colaborar te leva muito mais longe.

#”O legado que você vai deixar é mais importante do que o dinheiro que você vai deixar para os outros”

Queira ser lembrado após a morte pela contribuição que deixou ao mundo e não pela sua conta bancária! Seria péssimo.
Tem gente que só pensa no dinheiro e networking. São parasitas do mundo. Não deixarão nada de contribuição.
Dinheiro é apenas a consequencia da dedicação e méritos do trabalho.

#”Eu não sou melhor do que ninguém; eu acredito que eu sou bom em me adaptar as coisas.”

Já diz o ditado: Não são os fortes que sobrevivem, mas sim o que se adaptam mais rápido.

#vaynerchuk “Invista em construir relacionamentos com quem você já conhece ao invés de tentar conhecer novas pessoas o tempo todo.”

“Esse é um tema recorrente em qualquer palestra sobre internet nos EUA: sai fora da corrida de rato de tentar ter milhares de “seguidores” e concentre-se em criar relacionamentos significativos 1-a-1 com algumas poucas e boas pessoas.”

Esse cara é muito bom mesmo. Descobri que ele tem um livro chamado “Why now is the time to Crush It” Se quiser saber sobre um resumo acessa esse link:

http://www.escolafreelancer.com/licoes-sobre-negocios-que-podemos-aprender-com-gary-vaynerchuk

O SXSW é legal por isso! Não é um ambiente de palestra babaca motivacional ou de pagação a empresário rico.
São grandes insights, tendências e conteúdo por pessoas de fato que fazem a diferença.

Simbora !!

Compartilhe
Tags: