5 maneiras de engajar os funcionários nas mídias sociais da própria empresa

Uma coisa que não entendo éh, uma empresa tem 1.000 funcionários certo, e os posts do Facebook dos produtos da empresa tem 20 likes, 1 compartilhada, 1 comentário, o twitter tem 4 retwitter, o youtube 6 compartilhadas, o blog nenhum comentário etc…

Pô, às vezes nem o próprio marketeiro curte lá o que fez e ficam esperando da agência de comumicação que tragam seguidores. Aí as agências investem um puta dinheiro (R$) em links patrocinados, displays, para o marketing bater a meta! Cadê o CEO, Diretor, Gerente, Supervisor, Analista ?? Vocês não gostam e acreditam no que vendem?

Não faça isso! Engaje seus funcionários.

1º) As pesquisas mostram que os consumidores acreditam mais quando os funcionários principalmente do baixo e médio escalão recomendam os produtos do que o CEO e o Marketeiro.
2º) A empresa engajada nas mídias sociais mostra para as pessoas que a comunidade da empresa acredita no que faz e no que vende. Por isso, põe a cara pra bater.
3º) Uma pessoa em média tem 1.000 seguidores no Facebook, 300 Twitter, 300 Canal Youtube. Se cada funcionário promove o que vende e o que faz vai alcançar toda sua rede pulverizando ainda mais a marca da empresa, fora a credibilidade.

Como fazer isso?

1º) Se sua empresa não libera a internet para os funcionários entrarem nas mídias sociais, como quer atingir este objetivo? Que eles de suas casas façam isso? Esqueça, não farão! Libera a internet inteira. Mostre confiança, o mundo hoje é em rede. Se não acessa do seu computador, ele acessará do celular pra interagir apenas na Pessoa Física.

2º) Faça marketing para os funcionários. Marketing para os funcionários não é entregar um ovo de páscoa, um brinquedo para o filho ou uma rosa no dia das mulheres. Marketing para os funcionários significa engajar a comunidade.
Faça eles se sentirem úteis, dê o palco a eles, faça eles brilharem, mostre a voz deles nas comunicações, eles são os atores e vendedores da empresa, não somente a equipe de vendas. Ofereça os produtos, lançamentos pra família de cada um, mostre pelo exemplo – o CEO e Diretor tem que fazer e dar o exemplo. Este é o tom do engajamento.

3º) Encoraje as pessoas internamente via reuniões, e-mail interno, arte de tela de fundo computador, a interagirem com o assunto do post, twitter, blog, e a assinarem “Sou supervisor de almoxarifado da empresa e acho isso” ….
Não é pecado também os funcionários fazerem sugestões nas mídias, qual o problema? Roupa suja se lava em casa? Algumas, mas mídias sociais são diálogos, interação, inovação aberta, desse modo, os consumidores se envolverão também.

4º) Mostre momentos da empresa nas mídias sociais. Por exemplo o happy hour de sexta ou o café da tarde com os produtos. Nessa hora, o CEO, Diretor faz a diferença, por que os funcionários querem mostrar seus líderes para os amigos e familiares. Vão curtir este momento nas mídias.

5º) Estas dicas só funcionarão se for algo espontâneo, real, parte da cultura da empresa. Não adianta obrigar os funcionários a fazer isso, ou encorajar este canal sendo que a empresa esta uma merda de clima, pessoas desmotivadas, pessoas achando seus “chefes” uns bunda moles, e os próprios produtos bizarros. Eles só farão isso com tesão.

As mídias socias são poderosas se soubermos usá-las!

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