#Dica2 Não perca tempo, tenha um Mentor

Talvez se eu soubesse o que é mentoria a alguns anos atrás, eu teria andado mais rápido e não teria cometido alguns erros.
Mentor é um empreendedor ou profissional de sucesso que irá depositar sua experiência te aconselhando em seu projeto e carreira.

Ano passado tive mentoria com o Fundador da Yoki Gabriel Cherubini, Fundador da Nuts e Poeta José Eduardo Mendes Camargo e atualmente estou sendo mentorado pelo Fundador da Nutrimental e Presidente do Conselho Superior de Inovação e Competitividade da FIESP Rodrigo Rocha Loures no meu projeto de startup de alimentos funcionais anti-aging.

Seja humilde e cara de pau. Faça uma lista com 5 nomes de pessoas que você admira e que julgue que possa agregar em seu projeto e carreira e peça a eles mentoria.

Você não está pedindo dinheiro ou patrocínio, mas sim, conhecimento, experiência e isso é algo inegável e de reconhecimento a pessoa.
Se estas pessoas que você gostaria de ser mentorado(a) não está ao seu alcance de network, descubra os meios, envia um linkedin, facebook, procure nas entidades de classes, ongs, etc… Tenho certeza que sua mobilização vai mobilizar ele(a).

No mundo corporativo existem aqueles programas de RH chamados avaliação 360º, Pit Stop, Feedback de Carreira e outras.
Isso não é mentoria, é a cruz e a espada! Chefe e funcionário em 99% das organizações estão sob o comando e controle, eu mando e você obedece, modelo do século XX Taylorista. E aqui o chefe e funcionário discutem o emprego e não a profissão.

Saras Sarasvasthy, professora de empreendedorismo da Universidade da Vírgina, em sua Teoria chamada Effectuation, destaca que uma das principais qualidades do empreendedor é fazer networking, ou seja, ser capaz de se consultar e se aconselhar com diversas pessoas para melhorar e atingir o seu objetivo a ponto que o administrador ou funcionário tem apenas o seu chefe para recorrer. Sacou?

Fica a dica empreendedora.

Compartilhe