#Dica4 Se mostra! Comporte-se como empresário

Se você está ainda em desenvolvimento com sua startup ou já tem ela pronta mas ainda sem investimento, dane-se! Comporte-se como um empresário!

Vou dividir em 2 esta dica.

1) A Profª Saras Sarasvasthy criadora da Teoria do Effectuation, faz esta seguinte comparação:
Se um administrador/técnico tivesse a ideia de abrir um restaurante indiano, ele iria fazer um planejamento antes. Quem é o meu cliente? Qual mercado? Qual será o marketing? Quanto irei gastar, etc…
No caso do empreendedor ele pensaria, vou fazer uma amostra em casa de comida e levar no meu trabalho, na família e para os amigos provarem e comprarem. Se tiver um bom resultado é sinal que é bom e estou no caminho certo.

Entendeu?
Não precisa de CNPJ para ter clientes! Busque-o antes de abrir o seu CNPJ, pois quando tiver, terá um batalhão de custos e despesas. Teste o seu produto na sua rede social.
Sempre indico as pessoas terem o cliente primeiro antes de abrir o CNPJ.

2) Para as pessoas começarem a acreditar em você, porque pra sociedade, não é o que é mas o que parece, você deve mostrar-se como um empresário:

a) Faça cartão de visita: Tenha um cartão com no mínimo um email, telefone, nome da empresa, preferível (logo) e mídias sociais.
b) Mídias Sociais: É um canal de comunicação/marketing gratuito. Monte sua Fan Page no Facebook, Twitter, Linkedin, Youtube, Blog e começa a mostrar sua empresa. Conecte seus amigos, familiares e amigos do amigos nesta empreitada.
c) Não tenha medo de contar sua ideia. Se não contar ninguém vai saber. Conte-a e dê seu cartão caso a pessoa deseje ajudar ou investir.
d) Tenha um bom power point de venda – Capriche na apresentação. Monte um roteiro de cinema pra vender, e curto!
e) Co-Working: Conhece o escritório compartilhado que você paga por hora ou mensalidade? Instale-se em um co-working no ínicio assim você terá um endereço e infra-estrutura mínima de trabalho, para trabalhar e fazer reuniões. Caso não consiga, Home Office mesmo!
f) Frequente Associações como FIESP, SEBRAE, Associações Comerciais, Sindicatos, Eventos, comece a se conectar, falar sobre o seu projeto e deixe seus contatos!

Fica mais esta dica empreendedora!

Compartilhe