#Dica5 Você tem 3 minutos pra vender a sua ideia!

Você conhece o elevator pitch?
É o principal método utilizado para vender ideias e negócios a investidores. Você tem em até 3 minutos apenas para convencê-lo. No Vale do Silício ou qualquer outro lugar é assim.

Só 3 minutos? É isso mesmo meu amigo(a). Nos (EUA) geralmente é 1m. Se não for capaz de transmitir a mensagem neste tempo é porque sua ideia não é boa.

Vamos a dicas para afinar o seu discurso:

1) Monte um roteiro prático - Problema, Solução, Diferencial e Monetização (de que maneira se ganha dinheiro com isso).
2) Power Point - Se for utilizar, trabalhe apenas com imagens e números. Não coloque textos para você ler, apenas lembretes.
3) Protótipo - Se tiver um protótipo, no momento “solução”, exponha-a o rapidamente.
4) Equipe - Geralmente investidores dão mais atenção pra quem tem equipe. A ideia é que 1 sócio não consegue executar o plano sozinho. Mostre e forme equipes. No final do Pitch diga quem compõe o seu time e o que fazem.
5) Concurso de Negócios - Existem muitos concursos de negócios no Brasil. CJE FIESP, SEBRAE, UNIVERSIDADES etc… Participe de concursos. Não apenas para vender a ideia, mas o principal, acatar os feedbacks dos investidores e mentores. Um feedback pode mudar pra melhor o seu projeto onde você não estava conseguindo enxergar.
6) Não vacila - Se você não foi selecionado nos concursos de negócios, identifique no coquetel ou corredores os investidores e proponha um pitch na hora! Atitude!
7) Cartão de Visita - Nunca esqueça dessa ferramenta.
8) Gestão - Ter apenas uma grande ideia não é o suficiente. Precisa ter gestão para administrar o dia a dia. Se você não tem essa competência, corra atrás, ou traga uma pessoa com esse know-how. O investidor precisa se sentir seguro sobre como será administrado o dinheiro que ele estará investindo.
9) Não tenha medo - Muitos tem medo de contar sua ideia e projeto para uma pessoa com medo do outro roubá-lo. Se não contar, ninguém vai saber e ninguém poderá te ajudar. Não tenha medo. Quanto mais pessoas poder se aconselhar e afinar o seu projeto, melhor ficará.
10) Você é do tamanho do seu sonho - Mostre sua aspiração. Investidor vê mais que tudo o brilho nos olhos do empreendedor. Esse brilho pode ser o maior convencimento de aposta!

Pega mais esta dica empreendedora.

Compartilhe