MarketEGOS e Publicitosos Amestrados

Steve Jobs tem uma frase matadora “As pessoas não sabem o que querem até mostrarmos a ela.”
Se as pessoas não sabem o que querem, vão responder nas pesquisas encomendadas pelos marketEGOS e publicitosos sobre seus desejos e necessidades do presente e não do futuro.
Aí vem a turminha do Marketing dizendo, vamos para esse caminho, os consumidores querem isso, apareceu nas pesquisas!

Se der uma cagada, eles vão dizer: “Mas como? As pesquisas diziam isso” – Divisão de culpa.

Não é culpa dos MarketEGOS e Publicitosos, foram adestrados assim no MBA, Universidade e muitos nas Multinacionais.
Profissionais que seguem este roteiro anulam suas percepções, intuição e feelling pessoal!

Muitos nem conhecem os hábitos do seu público-alvo, só pelas pesquisas em seus escritórios com ar condicionado.

Eu acredito mais na observação, intuição, experencial e feelling do que nas pesquisas! Acredito na visão de futuro, visão empreendedora.
Pra agir assim precisa ter culhão!

Concordo com o Ricardo Jordão Magalhães quando diz que as pequenas e médias empresas não têem nada a aprender com as grandes.
Se elas copiarem as grandes se tornarão burocratas e lentas em inovação.
Trabalhar com orçamento gordo em marketing é moleza, o desafio está em fazer sem verba nas pequenas e médias.
Muitos não se adaptam a essa escassez e decidem retornar as grandes.

Outra falha que os MarketEGOS e Planejadores cometem é esperar o planejamento ideal pra lançarem. Bobagem pura!
Mahatma Gandhi disse: “A mudança se faz caminhando”.

“Calma deixemos para o ano que vem! “Vai constar no planejamento”. “Vamos ver nas pesquisas e blablá….”
Nunca vai existir o momento perfeito. O mercado é imperfeito e dinâmico.
Quando a KODAK esperou o momento perfeito para lançar uma máquina fotográfica Fodástica, a APPLE lançou antes o iPhone que tira foto, o que aconteceu, a KODAK se…!

Põe o bloco na rua e vai ajustando!
Saras Sarasvasty Professora da Universidade da Virgínia faz duas comparações: Um executivo e um empreendedor decidem abrir um restaurante indiano como os dois agem?

a) Executivo: Vamos fazer uma pesquisa de mercado, depois um planejamento, segmentar e….Aí vemos se é um bom negócio.
b) Empreendedor: Vamos cozinhar e fazer pequenas amostras e dar aos amigos e familiares. Se aprovarem a receita e ideia, estamos no caminho certo!

Fui proprietário de agência de marketing e digo com propriedade que a maioria das agências só fazem cagadas.
Os planners e criativos não tem vivência de mercado, produtos, vendas, Trade…Mas são tão pomposos e arrogantes que são convincentes que suas ideias são revolucionárias para aquilo!

Apresentam muitas vezes Cirque du Soleil sem rentabilização no final da campanha. Mas os Publicitosos são os “Big Idea” vamos respeitar.

O que mais me entristece é quando nasce uma proposta e vem geralmente o líder burocrata e diz “Quem já fez?” “Qual Empresa?”.
Pô! você quer uma cópia ou uma inovação? Lamentável!

Marketing deve ser a área mais empreendedora, arrojada e futurística, pois lida diretamente com o futuro da empresa.
Ok Ok que são a execução, mas pra quê esperar do fundador ou acionistas a ideia futura?

Sejamos mais empreendedores e menos burocratas amestrados!

Veja este Porta dos Fundos – Brainstorming com um Publicitoso!

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