Aumentando o nível do Serviço

É comum nos meses de férias principalmente os Paulistanos fazendo turismo em outros estados sentirem uma diferença no nível dos serviços principalmente comércio (bares, restaurantes, farmácias etc…). Quando você vai pra fora por exemplo EUA é mais brutal ainda a diferença.
Até franquias! Fui em uma franquia do Habibs em Vitória/ES e a menina do caixa parecia que estava me fazendo um favor em tirar o pedido! O que ela está fazendo? Caindo o nível e manchando a marca da empresa.
De fato o nível do serviço de São Paulo é melhor comparado a outras cidades brasileiras mas devido a fatores como: Alta concorrência, número de habitantes, mais acesso e outros.

Cara, você pode ter uma indústria de produção mas o diferencial também está no nível do serviço. Você tem serviços do tipo:
Atendimento, entrega, recepção, logística, call center, troca de mercadorias, assistência técnica, financeiro, etc…
E você tem o tipo complementar ao seu produto: APPLE. Vende telefone. Mas complementa a experiência do usuário entregando um serviço de qualidade em músicas no iTunes.
É a famosa empresa de combinação híbrida, produtos e serviços complementares.

O que você faz para ajudar o seu cliente de verdade ou melhorar a experiência dele com os seus produtos?

A fidelização não se dá apenas na marca ou produto de qualidade, mas no nível do serviço e relacionamento. Por muito tempo a indústria andou descolada dos serviços, mas hoje concluiu que as duas andam juntas.

“Um nome para se construir é muito difícil, mas para se destruir é muito fácil”. Marcas que acham que são admiradas e possuem confiança pelo produto ou garoto propaganda estão erradas e podem quebrar!

Como aumentar o nível do serviço da sua empresa?

1) O marketing x serviço – Os dois tem propostas diferentes mas vou expor aqui minha nova visão! Cada vez mais os APP Mobile tem ganhado espaço e admiração na vida das pessoas. Por que? Eles estão facilitando a vida das pessoas…
Hoje não dá mais pra ficar fazendo publicidades e sorteio de brindes e achar que isso vai aumentar as vendas.
Você precisa ir além de entregar um produto mas criar um meio de ajudar este cliente/consumidor a melhorar sua experiência e mudar sua vida.
Por exemplo: Uma industria de alimentos
Eu posso só entregar o produto no supermercado e dizer a ele, alimente-se bem. Mas para fazer efeitos não depende só da alimentação, depende de outros fatores.
Como fazer para que ele também atinja os outros fatores? Ah, mais aí não é problema nosso! Se você quer fazer a diferença na vida dos clientes é sim! O que posso fazer e induzir além dos alimentos de modo prático? A partir daí não vai nascer estratégias de comunicação e marketing, mas serviços complementares. Modelos de negócios.

2) Cultura Empresarial - Por quê será que TODA PESSOA que visita a Walt Disney se impressiona? Se a ideia são as pessoas viverem um sonho, uma experiência e magia, se o funcionário não tiver este espírito e disposição para realizar com perfeição aos clientes o efeito não vai acontecer.
Aqui está o ponto do gargalo. Pessoas! São as pessoas que realizam! Se as pessoas não tiverem comprometidas com a excelência e a busca da perfeição, não há dinheiro de marketing que resolva.
Não é a empresa que deve se alinhar ao funcionário ou herdar sua cultura de outras empresas, mas o funcionário se adaptar a cultura e propósito da empresa.
Se o funcionário não tiver o perfil para esta cultura é melhor dispensá-lo ou não contratá-lo pois ele poderá contaminar os demais funcionários ou cair o nível do serviço e motivação interna.
Canso de ver empresas bacanas contratando funcionários de consultorias e multinacionais famosas achando que o cara será o pica das galáxias e irá resolver, mas dependendo de onde ele vem e seu conjunto de crenças e atitudes, ele desmotivará todo um corpo e acabará com o propósito da empresa por querer implementar o que “deu” certo na busca dos resultados financeiros.
Resultados financeiros são resultados do meio, e o meio é o caminho para acontecer a experiência na vida dos clientes.
Por isso, recrutamento e seleção é sensível! São as pessoas que fazem acontecer!!

Fique ligado na performance dos serviços da sua empresa! Faz uma baita diferença!!

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