Sejamos mais altruístas, o mundo já tem networking demais

Mais altruismo

Muita se fala em “fazer networking”, mas qual a definição disso?
De acordo com o Wikipedia: A palavra é a união dos termos em inglês “net”, que significa “rede” e “working”, que é “trabalhando”. O termo, em sua forma resumida, significa que quanto maior for a rede de contatos de uma pessoa, maior será a possibilidade de essa pessoa conseguir uma boa colocação profissional, realizar bons negócios, obter informações e várias outras vantagens que se pode obter da rede formada.

Quase no final da definição vem a palavra, “vantagem”. Vantagem é um interesse individual, um conflito de interesse. Uma mão lava a outra. Se a outra mão não lava, não tem vantagem ou serventia para se conectar.

Na reunião ordinária do Comitê de Jovens Empreendedores da FIESP de Junho, o CEO e CoFundador da Riachuelo Flávio Rocha perguntado sobre “Por que as pessoas trabalham felizes na Riachuelo” respondeu:
- “Por que eliminamos o conflito de interesses definindo nosso propósito de modo claro. A causa da empresa! Se o colaborador não se identificou com nosso propósito de vida, não faz sentido ele trabalhar apenas pelo interesse do salário. Se nós não tivéssemos claro nosso propósito, teria um conflito de interesse da nossa parte também em contratar pessoas apenas para garantir o lucro. Isso se deve ao livro Capitalismo Consciente.”

O Networking se empobreceu. Pessoas são produtos e se não tem serventia, você as descarta. As relações tornarem-se artificiais. Você já não sabe se é por você ou pela vantagem que você possa oferecer.
É errado fazer networking?
Não. Redes são umas das formas de organizar mais poderosas. Quanto mais redes melhor, mas redes altruístas.
O Altruísmo é desinteressado. Sem egoísmo. É fazer algo sem esperar em troca. Não tem nada a ver com uma mão lava a outra e as duas fecham a torneira. Ganha a ganha. O altruísmo é a verdadeira cooperação!
O altruísmo tem poder de mudanças.
É claro que em muitos casos o ato de altruísmo pode virar intencionalmente heroísmo ou uma ação de busca de reconhecimento. Mas vira porque ainda existe algum conflito de interesse no meio. Altruísmo é um treinamento diário da mente.

CPI da Petrobrás. As grandes empreiteiras e o governo faziam networking ou altruísmo?
A profissão lobbysta é derivado desse jogo.

O Mundo já tem networking demais. Faça o bem. Seja bom. Eu posso afirmar que terá mais êxito do que os networkers!
Já ouviu aquele jargão “Faça o bem porque o mundo anda mal”? Ainda dúvida disso?

Compartilhe