Empresas Humanizadas

Você pode estar pensando que ter Responsabilidade Social ou um produto/serviço que agregue algo para o consumidor é ser uma empresa humanizada, você está errado!
Entramos em uma Era de Transcendência, onde os valores emocionais como o do Amor tornaram-se o imperativo do significado de qualquer negócio.
Vamos fazer comparações:

Empresa Humanizada
Voltada ao Bem-Estar dos Stakeholders
O negócio é baseado em um propósito de vida
Gasto com Marketing 10% retorno 115%
Pessoas trabalham por identificação da causa
Competitividade baseada no impacto social
Foco no ser humano
Colaboradores precisam de diálogo e liberdade
Ética

Empresa Tradicional
Voltada aos acionistas (Visão apenas de lucro)
O negócio é baseado em uma oportunidade lucrativa de mercado
Gasto com Marketing 100% retorno 30%
Pessoas trabalham pelo salário, benefícios e status do sobrenome empresarial
Competitividade baseada em redução de custos e ganhos em preços.
Foco no cliente
Colaboradores precisam de motivação e ganhos financeiros
Lobby

Percebeu a relação de gasto com marketing?
Empresas tradicionais precisam investir mais com “artistas” para emprestrar uma suposta “credibilidade”. Prêmios, ações de ganha a ganha que capturem seus consumidores.
A transparência da empresa humanizada e seu estilo de vida é o próprio marketing. A própria comunidade torna-se embaixador da empresa. Quer exemplos? New Balance, 3M, TOM Shoes, A Jacto, Porto Seguros etc..

De um modo prático você conseguer ver empresas como: Petrobrás, EBX, Odebrecht, Zara, Volkswagen etc… aparecendo na mídia com notícias fora de ética e sem consideração pelas pessoas. Será mesmo que os executivos e colaboradores acreditam mesmo nestas organizações?

Percebeu que não se trata de responsabilidade social mas sim da Re-Humanização da sociedade. Sim, empresas são feitas de pessoas e não produtos ou serviços.
O rompimento da Humanização quebrou-se a 10.000 anos atrás quando o homem decidiu viver no ócio e abriu mão de caçar e colher em grupos, para fazer trocas e acumulação de riquezas.
Devido ao Envelhecimento populacional mundial (+60 anos) previsto para 2030, se olharmos o ranking:
1º China
2º India
3º EUA
4º Rússia
5º Japão
6º Brasil

Os países das grandes economias influenciarão um novo comportamento econômico e social. Durante a fase de vida das pessoas, elas atingem uma consciência coletiva após os 45 anos com mais firmeza onde suas necessidades particulares foram já atendidas. Uma sociedade com mais sêniors, avós, tem uma visão e comportamento mais de cuidados, afeto, preservação, natural,compaixão.

Automaticamente esse comportamento influenciará nos negócios, produtos e serviços.

Faça uma auto-avaliação no seu negócio e veja se realmente ela é uma empresa humanizada ou tradicional.
Seja movido por propósitos e paixões. Empreendedores são heróis pois, seus negócios influenciam pessoas e sociedade.

De que lado você quer estar?

Compartilhe