As 2 falhas do (BMC) Business Model Canvas

O Business Model Canvas (BMC) é uma metodologia de criação de modelos de negócios baseado na Criação de Valor. Se popularizou muito rápido no mundo principalmente entre as start-ups e também no universo corporativo.
Para alguns críticos ele deveria contemplar antes de começar segmentando os clientes, os problemas identificados e que sustentam a ideia de uma solução ou proposta de valor.
Do outro lado, eu só segmento meus clientes quando eu sei quem eles são! Não pelo que eu acho que são, mas por fatos que comprovem esta segmentação. O desenvolvimento de clientes deveria ser um bloco anterior a segmentação.

O Prof Indiano Ash Maurya, Autor do livro: Lean Canvas propõe utilizar o (BMC) após se ter a certeza do negócio e mercado. Se não tem as respostas, o jeito mais rápido de entrar e aprender no mercado é pela sua proposta, método Lean Canvas que contempla: Problema, Solução, Métricas Chave e Vantagem Competitiva excluindo do (BMC) original: Parceiros Chaves, Recursos Chaves, Atividades Chaves e Relacionamento com os clientes.

Mas o que quero destacar nesse post são as 2 análises que o (BMC) deixou de considerar, fragilizando a estrutura econômica dos modelos de negócios:

Análise Externa
1) Barreiras: O que afasta a concorrência?
2) Como se entra no mercado?

Barreiras
Quais são as barreiras para os novos concorrentes que podem trazer dificuldades ou impossibilidade de se entrar no mercado?

a) Economia em escala: Qual é o tamanho do mercado, quem lidera o market share e a liderança de custo? Qual o tamanho da força de vendas & distribuição.
b) Diferenciação do Produto: Atributos e fidelização da marca; serviços; publicidade – Como são hoje os vínculos com os clientes?
c) Necessidade de Capital: Qual o valor do capital para entrar? Setores de investimento: estoques, p&d, publicidade, instalações?
d) Custo de Mudança: Qual o custo para trocar de fornecedor? Treinamentos, testes, novas fontes?
e) Canais de Distribuição: % de desconto pelos varejistas? promoção? Quem controla os canais?
f) Desvantagem do Custo Independente da Escala: Patentes; acesso favorável a matérias-prima (preços); localização; subsídios do governo; experiência e aprendizagem na produção;
g) Políticas Governamentais: O governo protege o setor e empresas eleitas?
g) Competências Internas: Quais são as competências internas não necessariamente referentes a tecnologia mas administrativas que são difíceis de serem copiadas?

Entrada no mercado
De que modo o negócio entra no mercado?

a) Start-up: Via corporate venture capital ou venture capital?
b) Aquisição
c) Fusão
d) Desenvolvimento Interno
e) Joint Venture
f) Licenciamento da tecnologia

Enfim, essa são 2 dicas para você considerar na criação de um modelo de negócio, para mercados existentes e ressegmentação de mercados existentes. Mercados novos sem concorrentes não possuem barreiras de entrada e o modo de se entrar geralmente é pelo empreendedorismo.
Mãos a obra!

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